Formação de tutores em educação a distância

 

A educação a distância (EaD) tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos e com ela cresce também a demanda por profissionais qualificados e capacitados para conduzir e auxiliar no aprendizado dos alunos que buscam essa nova modalidade de educação.

Sendo assim, existe uma grande necessidade de formação de profissionais que possam atuar de forma consciente na modalidade de educação à distância, considerando as características inerentes dessa modalidade.

Além da necessidade há uma carência de professores que possam atuar no contexto da EaD, levando-se em conta, a apreensão dos fundamentos da EaD, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, às formas de tutoria e formas de interação entre professores e alunos.

Pensando nessa demanda, o Sest/Senat criou o curso de capacitação em tutoria virtual, que tem como objetivo de tutoria de cursos via web.

O conteúdo foi desenvolvido em linguagem web, com utilização da plataforma de aprendizagem do Sest/Senat, com acesso aos conceitos e as práticas para o exercício de uma tutoria de qualidade.

Conteúdo programático
Aprender e ensinar no ambiente virtual.
Tutoria virtual em ambientes de aprendizagem
Comunicação em EaD
Avaliação em EaD


Carga horária
60 horas com duração média de 40 dias, sendo que o aluno deverá disponibilizar em média 2 horas diário para estudo;


Objetivo do curso/competências:
- conceituar educação a distância, identificando características específicas de estudantes e professores virtuais;
- caracterizar uma equipe de trabalho em EaD, compreendendo a importância do trabalho em rede nessa modalidade;
- conhecer algumas plataformas tecnológicas utilizadas como suporte a cursos virtuais, percebendo como podem ser utilizadas em ações pedagógicas e administrativas, trabalhos individuais e em grupo;
- comunicar-se adequadamente por escrito, utilizando com proficiência o e-mail, o fórum e o chat;
- utilizar procedimentos adequados de avaliação em EaD, sabendo dar e receber feedbacks de trabalhos, tarefas e comportamentos dos alunos virtuais;
- trabalhar em equipe eficientemente, comunicando-se com os colegas de grupo por telefone e ferramentas eletrônicas;
- elaborar instrumentos de avaliação adequados ao perfil da turma, ao conteúdo e às diretrizes didático-pedagógicas do curso e da instituição e
- portar-se com ética no ambiente virtual, priorizando as relações de respeito e confiança.


Metodologia
O curso será conduzido de acordo com a pedagogia sóciointeracionista, procurando partir do conhecimento prévio como material de aperfeiçoamento individual e coletivo.

Durante a tutoria virtual, serão usadas diferentes dinâmicas de trabalho individual e em grupos cooperativos, tais como painéis de discussão em fóruns e chats, estudos de texto e de situações-problema, produção e publicação de documentos diversos, para criação de um banco de dados coletivo.
 

Certificação

Após o desenvolvimento do conteúdo e a realização de atividades avaliativas no próprio ambiente de aprendizagem, o aluno receberá um certificado de conclusão do curso.


Público-alvo
Profissionais de Instituições de Ensino, Empresas, Corporações - públicas ou privadas que desejam se aperfeiçoar em tutoria e docência a distância.

 
Pré-requisitos
Ensino Médio.
Conhecimentos de microinformática e internet.
Computador com acesso à internet e endereço de correio eletrônico.



Curso Temporariamente Indisponível para Oferta

 

Investimento: R$ 250,00

 
Formas de pagamento
 
Cartões de crédito
Débito bancário
Boleto bancário


Informações
Para saber mais informações sobre o curso ligue 0800-728-2891 ou envie um e-mail para suporteead@sestsenat.org.br.​