14/10/2013 | Qualificação

Sest Senat oferece cursos para motorista de transporte escolar

Qualificação pode ser feita pelo Pronatec ou por cursos regulares da instituição.

Foto: Marcelo Camargo/ABr Sest Senat oferece cursos para motorista de transporte escolar

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige que, para o transporte de escolares, o motorista tenha carteira de habilitação, no mínimo, da categoria D. Além disso, desde 2004, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê a necessidade de cursos especializados.

O Sest Senat oferece a capacitação de duas formas: entre os cursos regulares da instituição e por meio do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No primeiro caso, a formação dura 50 horas distribuídas entre quatro lições, de acordo com as exigências da resolução 168/2004: 10 horas para Legislação de Trânsito; 15 horas para Direção Defensiva; 10 horas de Noções de Primeiros Socorros; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito; e as últimas 15 horas com lições sobre Relacionamento Interpessoal. O investimento varia de acordo com cada unidade.

Já o curso disponibilizado por meio do programa do governo federal, que é gratuito, tem duração de 160 horas distribuídas em dois módulos: o primeiro, básico para todos os cursos do Pronatec, é chamado de nivelamento, em que o motorista tem aulas de matemática, português, informática, atendimento eficaz, relacionamento interpessoal, meio ambiente e postura profissional. Depois vem a formação específica, atendendo às normas do Contran. 

Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, é uma das unidades com inscrições abertas para a formação por meio do Pronatec. O coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat no município, Sérgio Moreira, explica que em muitas cidades, empresas e prefeituras enfrentam dificuldades em encontrar profissionais com a qualificação necessária para fazer o transporte escolar. “O condutor que passa por esta especialização tem um diferencial. Ele possui conhecimento mais aprofundado sobre segurança e psicologia no trânsito, transporte de qualidade e dos cuidados que é preciso ter com todos os estudantes, em especial pessoas com deficiência”, esclarece Moreira. As aulas iniciam em 11 de novembro, no turno da noite. São 25 vagas. O Sest Senat de Campos dos Goytacazes fica na Avenida Doutor Nilo Peçanha, nº 614/822, no Parque Santo Amaro. O telefone é (22) 2726-8950.

Quem está em outras regiões do Brasil e tem interesse na qualificação, deve se informar sobre a programação de cursos na unidade mais próxima. Para saber o endereço e o contato, faça a busca pelo Sest Senat no seu estado aqui.


TRANSPORTE_ESCOLAR.jpg

 

Natália Pianegonda

Agência CNT de Notícias

Os textos veiculados pelo SEST SENAT podem ser reproduzidos desde que a fonte seja citada. O conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.