20/05/2011 | Qualificação

Sest Senat investe em formação de mão de obra

Instituição instriu profissionais para darem aulas sobre operação de retroescavadeira. Ação multiplica potencial de capacitação do Sest Senat.

Sest Senat investe em formação de mão de obra

 

Em iniciativa inédita no estado do Pernambuco, o Sest Senat de Petrolina iniciou a capacitação de instrutores das unidades de Picos, Maceió, Petrolina, Caruaru, Recife e Cabo de Santo Agostinho para operação e manutenção de retroescavadeira. O curso, que tem duração de 30 horas, é uma parceria da instituição com as empresas New Holland e Construtora Venâncio.
“A programação da capacitação é montada em conjunto com os instrutores, sendo que é realizada uma troca de experiências entre os profissionais das unidades participantes, visando atender as obras do PAC, Copa do Mundo, Canal do Sertão, Canal do Agreste e Porto do Suape”, afirma o diretor do Sest Senat de Petrolina, Marcílio Cavalcanti.
De acordo com o instrutor técnico da New Holland, Antônio Carlos Hollfman, a ação tem o objetivo de treinar multiplicadores para qualificar a mão-de-obra com foco na melhoria da sua produtividade.

“A necessidade de capacitar mão de obra surgiu com o aumento do volume de máquinas fabricadas, que chega a 700 unidades ao mês. A quantidade de máquinas na construção civil e agrícola é muito grande, mas existem carências em termos de qualidade do operador”, explica.

Os conhecimentos transmitidos nos cursos, que já foram ministrados pela empresa na China, Indonésia, África, Honduras, Angola, México, El Salvador Porto Rico e Guatemala, também contribuem para eliminar erros na operação das máquinas, que resultam em maior custo de manutenção e redução da vida útil do equipamento.
 
Para o presidente do grupo Venâncio, José Venâncio, a vida útil de seus equipamentos é muito maior quando operada por profissionais qualificados.
“Temos hoje, cerca de 1500 profissionais, para melhorar nossa produtividade estabelecemos uma parceria com o Sest Senat, para capacitar nossos funcionários e contratar apenas profissionais capacitados”, destaca.
 
Na unidade de Petrolina, são ministrados os cursos para operador de máquinas pesadas como motoniveladora, pá mecânica, retroescavadeira e escavadeira hidráulica. Segundo o instrutor Severino Santos, a capacitação promove uma reciclagem em virtude do acompanhamento operacional.
“O curso apresenta pontos ditais da máquina, onde o operador pode e não pode tocar; segurança no trabalho, apresenta também o desempenho do equipamento, além do fabricante apresentar o que de melhor é lançado no mercado”, conclui.
 
Novos instrutores capacitados em Petrolina. 

 

Agência CNT de Notícias

Os textos veiculados pelo SEST SENAT podem ser reproduzidos desde que a fonte seja citada. O conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.