13/05/2011 | Qualificação

Sest Senat promove curso para Operador de Motoniveladora

Com duração de 15 dias, o curso capacita funcionários a operar as máquinas de forma segura e eficiente.

 

Sest Senat promove curso para Operador de Motoniveladora

 

Pela primeira vez,  o Sest Senat Petrolina promove o Curso de Operador de Motoniveladora (patrol). Com carga horária total de 120 horas, o curso é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, durante 15 dias, e tem como objetivo principal capacitar alunos a operar máquinas de forma segura e eficiente, com procedimentos operacionais, manutenção e conservação do equipamento.

De acordo com o instrutor do curso, Jorge Ornellas, o aluno aprende como deve ser realizada a segurança na operação, como deve fazer a manutenção diária do equipamento, como identificar as principais partes da motoniveladora.

“Além de todas as dicas necessárias para ter um ótimo desempenho na patrol, o participante, verá também o funcionamento das alavancas de comandos, técnicas de operação, transporte, estabilização
 e estacionamento, análise e crítica”, explica o instrutor, destacando que o curso prioriza também o relacionamento interpessoal dos participantes para atuarem no mercado de trabalho.

Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo de motoniveladora, escavadeira hidráulica retroescavadeira, empilhadeira, pá
 arregadeira e trator agrícola, tem se tornado um ramo com muitas demandas.

De acordo com o agente multiplicador José Carlos Alves, as grandes empresas irão procurar um perfil de melhores profissionais, que, além de operar máquinas, também seja um profissional completo. "Para isso é necessários estar preparado para o surgimento dessas oportunidades, portanto nós capacitamos para o desenvolvimento do trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e motivação".

A Motoniveladora é utilizada em obras de construção civil de grande escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares. A patrol é um veículo em geral com 6 rodas, e uma lâmina horizontal ajustável (horizontal, vertical e ângulo) através de braços mecânicos.

 

Os textos veiculados pelo SEST SENAT podem ser reproduzidos desde que a fonte seja citada. O conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.