17/07/2012 | Qualificação

Unidade de Cariacica (ES) forma motoristas carreteiros

Estas são as primeiras turmas de Formação de Novos Motoristas da unidade capixaba.

 

Foto: Divulgação/Sest Senat Unidade de Cariacica (ES) forma motoristas carreteiros

O Sest Senat de Cariacica (ES) realizou recentemente a formatura da primeira turma de motoristas carreteiros - categoria E - da empresa VIX Logística S/A. O SEST SENAT formou duas turmas que totalizaram 20 motoristas.

Estas são as primeiras turmas de Formação de Novos Motoristas da unidade de Cariacica. Novas turmas já estão programadas tanto para Transporte de Cargas, quanto para transporte de Passageiros. Esta é uma parceria que está sendo desenvolvida com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Espírito Santo (Transcares), Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes).

Os treinamentos podem ser ministrados nas cinco unidades do Sest Senat no  Espírito Santo (Cariacica, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus).

Durante o treinamento, que tem carga horária de 160 horas, o aluno obtém conhecimentos específicos, de acordo com o que vai ser transportado: cargas em caminhão simples onde se exige apenas CNH categoria “C”; ou para dirigir veículos de grande porte, onde é exigido CNH na categoria “E”; bem como para transporte de Passageiros onde se exige CNH categoria “D” ou “E”, na teoria e na prática.

Durante o curso o aluno e acompanhado e avaliado pelo instrutor, com aulas teóricas e prática, que é realizado na rodovia, em situação real. Os veículos são segurados quanto ao risco de acidentes (casco e danos a terceiros) e os alunos e o instrutor também.

O curso tem como objetivo ajudar o setor de RH das empresas na contratação, o aperfeiçoamento profissional, economia de combustível, pneus, peças, equipamentos e a preservação do meio ambiente.

Estiveram presentes na formatura, os representantes da Empresa VIX Logística S/A; Janderson Aguiar Lage (Gerente de Logística Dedicada), Edilson Franco da Silva (Gerente de Contrato em Macaé), Andréia Leite Mouros (Analista de RH);  Karina Piantavinha Kruger (RH); Giselli Armani (RH), e os representantes do Sest Senat de Cariacica-ES, Helzio Soncini da Silva (Coordenador de Desenvolvimento Profissional), Giovanini Fassina (Técnica de Formação Profissional), Ivanildo Lody (Instrutor do Sest Senat).

 

Os textos veiculados pelo SEST SENAT podem ser reproduzidos desde que a fonte seja citada. O conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.