Em parceria com a Embry Riddle Aeronautical University-ERAU, o SEST SENAT  e o Instituto de Transporte e Logística (ITL) oferecem a Certificação Internacional Aviation Management. O curso é patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e coordenado pelo ITL, ambas entidades do Sistema CNT e, conta com a cooperação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) na divulgação da seleção entre os empregados das Companhias Aéreas Associadas.

A parceria com a ERAU tem o intuito de trazer para os profissionais brasileiros a expertise do conhecimento e da tecnologia produzidos no mundo. Buscou-se a parceria com esta Escola de Aviação Norte Americana, que possui excelência no ensino da aviação e aeronáutica, bem como reconhecimento internacional neste domínio.

A ERAU é hoje considerada a maior e única universidade totalmente especializada em aviação e aeroespaço no mundo. É uma instituição norte americana, com cerca de 90 anos de funcionamento, instalada em dois campi, Daytona Beach no estado da Flórida e Prescott no estado do Arizona, ambos nos Estados Unidos. A entidade oferece mais de 80 cursos de bacharelados, mestrados e doutorados em Aviação, Negócios, Engenharia, Segurança e Inteligência. 

OBJETIVO

A Certificação Internacional Aviation Management, tem como objetivo capacitar colaboradores de média e alta gestão das empresas aéreas brasileiras nas mais modernas técnicas de gestão e operações aéreas, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo, além de aprimorar o sistema de transporte aéreo brasileiro. Esse aperfeiçoamento é atingido por meio da qualificação dos recursos humanos das empresas no campo da gestão da aviação e, consequentemente, por meio da inserção de profissionais altamente qualificados em cargos gerenciais das principais linhas aéreas brasileiras.


CERTIFICAÇÃO

A Certificação Profissional Internacional Aviation Management segue o sistema de ensino norte americano, em que há uma distinção entre a cadeia de estudos acadêmicos e os estudos profissionais. A cadeia de estudos profissionais, na qual se insere o curso Aviation Management apresenta um enfoque na continuidade da qualificação dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, visando a aplicabilidade nas empresas.

Ao concluir a certificação profissional internacional, o aluno receberá certificado emitido nos moldes oficiais do Departamento de Educação Profissional da Universidade. Devido as certificações, acreditações, e reconhecimento da ERAU, essa certificação tem reconhecimento internacional na indústria aeronáutica. ​


PÚBLICO-ALVO

O público-alvo desta certificação são executivos, gerentes e pilotos de empresas aéreas associadas à ABEAR e que exercem cargos de média e alta gestão na empresa.


CARGA-HORÁRIA E DURAÇÃO

O curso tem carga horária total de 390 horas. São módulos compostos por uma parte à distância e outra presencial. A modalidade presencial será realizada com 09 encontros. A última semana de cada módulo é reservada para avaliação de aprendizado. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.


METODOLOGIA

O curso terá duas metodologias de ensino: online facilitado não-sincronizado e presencial.

O online facilitado não-sincronizado é oferecido através da ferramenta Canvas customizada pela a ERAU, com professor acompanhando e participando ativamente. Essa parte do curso inclui leituras, aulas gravadas e vídeos, fóruns de discussão, entrega de trabalhos individuais e em grupo, desenvolvimento de reportes e textos, exames, e conversas com o professor.

O presencial é oferecido em sala de aula, com o professor e alunos presentes no mesmo ambiente, com auxílio de infraestrutura, matérias, computadores e equipamento audiovisual. Essa parte do curso inclui apresentações pelo professor e aluno, discussões, trabalhos em grupo, exames, e interação interpessoal.

Um dos conceitos estratégicos que foram utilizados para a formulação do programa, tem como princípio os quatro pilares da educação: saber, saber fazer, saber conviver e saber ser (Unesco, 2000).

Por ser tratar de educação executiva é importante incentivar atividades práticas e interações para compartilhamento de ideias e experiências profissionais. Além disso, o profissional já deve estar introduzido ao tema da disciplina no momento do encontro do grupo de participantes com o professor, para melhor aproveitamento e aprendizado. De acordo com o exposto, o participante inicia o módulo de aprendizagem das disciplinas em formato online, cumprindo todas as atividades exigidas ao longo de 6 semanas. Após cumprir o formato online, o aluno terá a semana de aulas presencial com todos os demais participantes e professor e, no fim módulo, há uma semana para avaliação do aprendizado em modalidade online. Essa metodologia tem o intuito de proporcionar um nível inicial de introdução e entendimento do tema para o participante, além de uma equalização desse conhecimento com seus colegas e professor.

Em cada aula, de cada disciplina, é adotada uma estratégia dinâmica, em que são utilizados recursos como: estudos de casos, análise de textos, exercícios práticos, entre outros. A participação é incentivada com uma estratégia de avaliação do envolvimento do aluno nessas atividades.

O processo de aprendizagem ainda tem continuidade, após o encerramento das aulas de cada disciplina, com a utilização de estratégias de verificação de aprendizagem que permitam ao participante um aprofundamento maior nos temas estudados.


REQUISITOS OBRIGATÓRIOS

• Empregado de empresa aérea brasileira, com, no mínimo, quatro anos de experiência;

• Escolaridade mínima exigida: Ensino médio concluído;

• Declaração ou certificado de conclusão da maior escolaridade concluída;

• Proficiência em língua inglesa ou certificação ICAO ou TOEFL. (O participante que obtiver certificado do TOEFL será considerado pré-qualificado em língua inglesa).

O curso será custeado pelo SENAT, sendo o participante selecionado beneficiário responsável por seu deslocamento e estadia, se houver. Em caso de desistência ou de reprovação, o participante deverá ressarcir o valor proporcional investido em sua capacitação até o momento do desligamento.

Em caso de desistência ou de reprovação, o participante deverá ressarcir o valor total do investimento em sua capacitação, conforme termos de aceitação que deverá ser assinado no momento da aprovação no processo seletivo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso é formado por matérias gerais do estudo da gestão e de matérias especificas de gestão aplicada à aviação que irão proporcionar aos estudantes um entendimento das variadas práticas deste conhecimento no âmbito internacional. É importante destacar que as disciplinas do curso serão ministradas em língua inglesa por professores da Embry-Riddle University - ERAU, o que exigirá do aluno um conhecimento avançado neste idioma.

- Liderança: esse curso foca na integração do indivíduo na organização através do estudo das questões atuais e fundamentais da teoria de organizações e comportamento organizacional e como eles se relacionam com o indivíduo. A efetividade do indivíduo na organização é examinada em termos de traços pessoais como habilidades comunicativas, estilo e potencial de liderança, e crenças sobre ética e responsabilidade social da organização. (30h)

- Economia Avançada de Aviação: este curso busca a análise econômica da indústria global de linhas aéreas. Os tópicos incluem a análise da história e racionalidade econômica das normas governamentais e efeitos da liberação global, demanda por transporte e modelagem aérea, gestão de preços e receita, arquitetura de suprimentos e rotas, estrutura e métodos de controle, e seleção e financiamento de frota. (30h)

- Gestão de Manutenção de Aeronaves: esse curso traz uma análise detalhada da manutenção de aeronaves comerciais e de aviação geral e inclui as normas, organização e estrutura, capacidades e limitações, níveis de manutenção, requerimentos para inspeção e relatórios, e inspeções de prevenção e correção. Casos de estudo de cenários de manutenção comuns e únicos são utilizados. Um dos maiores objetivos do curso é aumentar a conscientização sobre a criticidade da manutenção com voos, suprimentos e atividades de treinamento. (30h)

- Gestão e Operações aeroportuárias: este curso foca na gestão e operação de aeroportos de uso público. Os tópicos abordados incluem previsão de tráfego, fontes de renda e gastos, gestão de terminais de passageiros e cargas, manuseio de passageiros e bagagens em solo, sistemas de acesso em solo, e regulamentação que trata de operações de aeroportos. São discutidos problemas atuais com impacto ambiental, planejamento e controle do uso do terreno, capacidade do aeroporto e atrasos, relações públicas, finanças de aeroportos, privatização de aeroportos, responsabilidade, e impacto econômico. (30h)

- Administração Financeira: esse curso foca nas abordagens teóricas e práticas para uma gestão financeira efetiva. Planejar, analisar e controlar investimentos e financiamentos de curto e longo prazo são examinados para fins de tomada de decisão. A ênfase é colocada na aplicação destes métodos em situações de negócio. Os assuntos incluem investimento (orçamento de capital, risco e diversificação), financiamento (dívida e capital próprio), pagamentos (dividendos e outros pagamentos) e derivados financeiros (opções e futuros). (30h)

- Gestão de Recursos Humanos: o foco deste curso é as funções a serem realizadas para uma gestão efetiva de recursos humanos. Um estudo profundo da inter-relação de gestores, equipe organizacional, e/ou especialistas, ajudarão o estudante a entender e aplicar teorias de gestão de planejamentos de recursos humanos. Áreas de foco incluem planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; compensação e benefícios; segurança e saúde; e relacionamento entre empregador e empregado. (30h)

- Estatísticas com Aplicação em Aviação: esse curso é um estudo básico de estatísticas descritivas e inferenciais. Os tópicos incluem tipos de dados, técnicas de amostragem, medidas de tendências centrais e dispersão, probabilidade elementar, distribuições discretas e continuas de probabilidade, amostragem de distribuições, teste de hipótese, intervalos de confiança, e regressão linear simples. (30h)

- Gestão Estratégica de Marketing em Aviação: o papel tradicional de gestão de marketing é ampliado para incluir o desenvolvimento, implementação, e controle de estratégias de marketing nas dinâmicas organizações de aviação e aeroespaço. Ênfase é colocada na aplicação de processos estratégicos de marketing no turbulento ambiente global de negócios de aviação. Decisões de marketing estratégico, análise, e problemas são integrados com o objetivo de atingir a satisfação do consumidor para ganhar vantagem competitiva sustentável dentro do mercado da aviação. (30h)

- Gestão de Programas de Segurança Operacional em Aviação/Aeroespaço: este curso cobre as habilidades essenciais e metodologia necessária para planejar e gerenciar um programa de segurança operacional de aviação efetivo. O foco é colocado no entendimento dos princípios de gestão de risco, e nos princípios, ferramentas e técnicas utilizados em um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). São estudados métodos para conquistar segurança aprimorada, indo além da mera conformidade com as normas regulatórias (30h).

- Gestão e Operações de Linha Aérea: estudo integrado de operações e funções de linhas aéreas: Normas domésticas e internacionais de companhias aéreas e as mudanças da estrutura da indústria devido a alianças e a globalização são discutidos. Economia de companhias aéreas, marketing e preços, sistemas computadorizados de reservas e gestão de renda, planejamento e agendamento de frota, manutenção de aeronave, financiamento e arrendamento de aeronaves, relações trabalhistas, estrutura organizacional, e planejamento estratégico são estudados. (30h)

- Contabilidade Gerencial: processos de controle financeiro para uma abordagem sistemática para gestão de programas são apresentados. Elementos de custo na produção, pesquisa e desenvolvimento, logística e serviços de suporte são explorados. Serão explanadas introdução a custos fixos e variáveis; calculando e usando despesas gerias; métodos de processo e ordem de custeio; preparação de declaração de rendimentos no formato de contribuição; análise de relações; planejamento de lucro e sua relação com o custo; análise de orçamento e despesas gerais; preço, orçamento de capital e decisões de investimento. (30h)

- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Final: este curso explora as habilidades e conhecimentos que os estudantes conquistaram durante todos as disciplinas do curso. Estudantes trabalharão em grupo para examinar aplicações de planejamento e ferramentas de gestão a longo prazo em indústrias relacionadas à aviação, e formular visões e políticas estratégicas para conquistar tal perspectiva. (60h)


Os docentes do curso são do quadro da ERAU. Foram selecionados de acordo com a experiência profissional e acadêmica nas disciplinas em questão. Os professores se deslocaram até São Paulo e Brasília para os encontros presenciais com os participantes e lecionarão em língua inglesa. Haverá o acompanhamento online constante dos participantes pelo professor e pelo coordenador da ERAU durante a duração do curso e também de um técnico do ITL.

Os interessados em ingressar futuras turmas deverão acompanhar no site do ITL as datas para novas candidaturas. ​

Turma 1 - Em andamento

CRONOGRAMA AULAS PRESENCIAIS
2016
14 de outubro - Aula Inaugural
Semana de 28 de novembro a 02 de dezembro
2017
Semana de 06 a 10 de fevereiro
Semana de 03 a 07 de abril
Semana de 05 a 09 de junho
Semana de 31 de julho a 04 de agosto
Semana de 25 a 29 de setembro
Semana de 13 a 17 de novembro - Encerramento

Turma 2 – Inscrições abertas de 15/06/2017 a 07/07/2017

CRONOGRAMA AULAS PRESENCIAIS – TURMA 2
2017
01 de setembro - Aula Inaugural
Semana de 16 a 20 de outubro
Semana de 11 a 15 de dezembro
2018
Semana de 26 de fevereiro a 02 de março
Semana de 23 a 27 de abril
Semana de 25 a 29 de junho
Semana de 20 a 24 de agosto
Semana de 22 a 26 de outubro - Encerramento

* Qualquer alteração de data, será previamente divulgada.



Top