A CNT e o SEST SENAT criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. O objetivo é promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Neste programa, os treinamentos oferecidos pelo SEST SENAT​ aos taxistas, caminhoneiros e trabalhadores do setor têm como objetivo transformar esses profissionais em amigos do meio ambiente, que atuem como vigilantes e disseminadores de boas práticas ambientais. Os cursos trazem, entre outros tópicos, orientações sobre a forma adequada de dirigir para que, assim, seja possível reduzir o consumo de combustível, evitar o desgaste de peças dos veículos, emitir menos poluentes, além de contribuir para a formação de cidadãos mais atuantes e preocupados com a preservação ambiental.

O Despoluir também consiste em vários projetos que são executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à CNT, bem como, parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa. Redução da poluição, uso de energia limpa, aprimoramento da gestão ambiental e melhorar a eficiência energética são alguns dos objetivos dos projetos. Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Saiba mais no www.cntdespoluir.org.br




Top